F 11 CURIOSIDADES BÍBLICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA | Nosso Foco Tv

11 CURIOSIDADES BÍBLICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA


1 - A bíblia possui exatamente 1189 capítulos, sendo que 929 estão no antigo testamento e 260 estão no novo testamento.

2 - A bíblia contem 66 livros e 39 estão no antigo testamento e 27 estão no novo testamento. O livro de Isaías é considerado uma mini bíblia por ter 66 capítulos e os 39 primeiros capítulos falam dos acontecimentos passados e 27 falam dos acontecimentos futuros.

3 - O total de versículos existentes na bíblia são de 31.103. Mas Comparando com outras traduções, esses números podem ser um pouco diferentes. A Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1 Samuel 20.42 se torna o versículo 43) e a Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1 Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32). Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171 versículos (21.213 no Antigo Testamento e 7.958 no Novo Testamento). A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.

4 - O maior capítulo da bíblia fica no livro de salmos, o salmo 119 que possui 176 versículos. Nem o menor livro da bíblia possui esse tanto de versículos, que é o livro de 2 João com 13 versículos.

5 - O menor capítulo da bíblia também fica no livro de salmos, o salmo 117 com apenas 2 versículos.

6 - O menor versículo da bíblia, varia de tradução pra tradução, por exemplo, na Almeida Revista e Corrigida, é Lucas 20.30: "e o segundo" com 9 letras. Na Revista e Atualizada, porém, Jó 3.2 tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”.

7 - O maior capítulo da bíblia fica no livro de Ester 8.9, que possui 92 palavras e 415 caracteres.

8 - A bíblia nem sempre foi dividida em capítulos, antigamente ela era toda junta palavras, versículos, livros. Ela foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

9 - “Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Ou seja, bíblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”.

10 - Sobre a fruta que Adão e Eva comeram no paraíso, a bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva. Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra malum significa tanto “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição.

11 - A palavra “Deus” aparece em todos os livros da Bíblia, exceto em Ester e Cântico dos Cânticos. Esse fato levou muitos judeus e cristãos a argumentarem que Ester e Cântico dos Cânticos não faziam parte da Bíblia. Outros argumentaram que Deus está presente também nesses livros. Eles viram o Cântico dos Cânticos como um símbolo poético do amor de Deus pelo seu povo. E, em Ester, eles viram Deus agindo nos bastidores, criando uma série de impressionantes “coincidências” que livraram os judeus de um holocausto na Pérsia.

Espero que tenha gostado das curiosidades, e pra você que não sabe eu fiz um vídeo falando sobre elas. Se ainda não assistiu, pode assistir logo abaixo: 




COMPARTILHAR:

+1

1 Response to "11 CURIOSIDADES BÍBLICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Leia Gospel +

Conheça a história